Os 3 principais fatores para rankeamento de sites no Google

maio 29, 2017 | SEO Otimização de Sites

Saber os 3 principais fatores para otimizar um site e rankear sua página no Google é sem dúvida a maneira mais rápida de você começar a colher resultados com a otimização do seu site portanto leia atentamente esse artigo.

Mas, eu preciso dizer, antes de tudo, que o principal fator, que não está listado aqui, é obviamente o “conteúdo do seu site“. Isso mesmo o conteúdo é o principal fator de ranqueamento do seus site. Porém o conteúdo pode ser dividido em mais de 30 fatores e isso é assunto para um outro artigo.

Então, o que vamos falar aqui são os 3 fatores mais importantes para o rankeamento do seu site além do conteúdo.

Mas se você está esperando alguma fórmula mágica, lamento decepcionar, pois o que você irá ver aqui você vê todos os dias, dezenas de vezes ou talvez até centenas de vezes. O próprio Google mostra claramente em todos os resultados da sua busca os 3 fatores mais importantes.

Os 3 principais fatores para rankeamento de sites no Google

Os três fatores mais importantes para otimizar sua página e rankear o seu site no Google são:

  • Título da Página
  • URL da Página
  • Descrição da Página

Agora vamos ver cada um desses itens e o que você pode fazer para melhorar a posição do seu site no google e consequentemente os seus resultados

Título da sua Página

É através desse texto que o internauta decide se clica no link para seu site, pois é a primeira informação que o Google mostra do seu site.
E é justamente aqui que a maioria dos sites cometem erros, por isso é que consideramos o Título como o principal fator para um bom rankeamento.

Títulos de sucesso para meu site

Seja direto no Título

Ser direto é deixar de lado formalidades.

Seja direto no objetivo da sua página, a informação aqui deve ser clara e objetiva. Use logo no começo do titulo as palavras chaves que deseja ranquear.

Obedeça os limites do Título

O Google tem um espaço limitado para mostrar o título da sua página, você deve respeitar esse espaço nunca ultrapassando o limite total que é de aproximadamente 160 caracteres.

Por outro lado seu título não deve ser curto demais, portanto use esse espaço com sabedoria.

Títulos únicos

O Google não gosta de conteúdos duplicados.

Seu site não deve ter duas páginas falando exatamente o mesmo assunto, portanto os títulos devem seguir o mesmo princípio, ou seja, você não pode ter 2 ou mais títulos duplicados no seu site.

Url da página

A URL é o endereço da página. Cada página do seu site tem uma url diferente. E essa é a segunda informação do seu site que o Google passa para o internauta. Muitas vezes a decisão de clicar no link do seu site é decidida com base no que o internauta vê na URL.

Urls Amigáveis

Mostre a URL da sua página para uma pessoa que não costuma usar a internet (Teste da vovó) e pergunte à ela sobre o que se trata, se ela responder corretamente a sua URL é amigável.
Veja os exemplos a seguir de URL amigável e URL não amigável

URL amigável x Url Não amigável

URL amigável x Url Não amigável

Use as palavras chaves na URL
O teste acima citado só irá funcionar se você tiver inserido as palavras-chave certas na sua URL. Para o Google, ter as palavras chaves na URL é essencial.

 Urls Curtas

Mantenha a URL do sua página o mais curta possível, porém não abra mão de uma boa descrição. URLs curtas são mostradas por inteiro no Google além de serem mais fáceis de ler.

Não use códigos na URL

Certamente se a URL que você mostrou para sua avó tinha muitos códigos ela não conseguiu identificar do que se trata. O Google é semelhante, ao invés de usar os códigos use as palavras chaves na sua URL.

Use poucos diretórios na URL

Quanto mais diretórios (ou pastas) você usar na na sua URL maior a profundidade dela e mais longe ela está da página inicial, logo, o Google entende que essa não é uma página tão importante. Evite o uso excessivo de diretórios na URL da sua página.

Descrição da página

É aqui que o internauta tem o primeiro contato com o seu conteúdo. Uma descrição clara e objetiva irá aumentar o interesse do internauta em visitar a sua página e consequentemente o aumento do seu CTR. E fazer isso também ajuda ao Google a entender melhor o conteúdo da sua página.

Descreva o conteúdo da página

Como o próprio nome já diz isso é uma descrição da página. Aqui você precisa mostrar para o internato o conteúdo da sua página. Não tente enganar o internauta falando que a sua página possui coisas que ela não possui.

Use as palavras chaves na descrição

Inserir as palavras chaves logo no começo da descrição tem trazido muitos resultados positivos se possível repita parcialmente as palavras chaves no final da descrição.

Respeite o limite da descrição

É importante que o internauta Leia toda a sua descrição para isso você deve respeitar o limite imposto pelo Google 161 caracteres dessa forma o Google mostrar a toda a sua descrição


O que você achou dos três principais fatores de rankeamento do Google? Era mais simples do que parecia . Mas obviamente fazer tudo isso não é tão fácil. requer trabalho.

Mas vale a pena corrigir esses itens, pois isso pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do seu negócio na internet.

Se você ainda não tem um site, esse artigo pode te ajudar na criação do site, pois esses fatores devem ser incluídos ainda na construção do seu site.

Agora que conheceu esses fatores suja pergunta como eu posso analisar meu site de maneira rápida?

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