Se você tem um negócio local você pode tirar proveito do Google mesmo sem ter um site. Isso mesmo! Como isso funciona? Através do Google Meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio é um cadastro gratuito de empresas que o Google criou atrelado ao Google Maps, ou seja, ele funciona junto com mapa do Google, logo podemos concluir que o Google Meu Negócio tem o foco local, ou seja, o Google vai mostrar os resultados da busca conforme a sua localização, seu bairro ou sua cidade.

Por exemplo, se você procura um chaveiro, você não quer saber qual é o melhor chaveiro do Estado, pois ele pode estar a 200, 300 ou 400 km de você e isso não é interessante. Quando você procura um chaveiro você quer saber os comércios próximos de você. Para o usuário, isso é ótimo, pois o Google Meu Negócio vai mostrar apenas empresas próximas da sua localização e com boa reputação.

Neste artigo vamos mostrar como você pode cadastrar a empresa no Google meu negócio, e aparecer gratuitamente na primeira página do Google mesmo sem ter um site. Obviamente se você tiver um bom site isso vai ajudar muito, mas ainda assim é possível aparecer sem ter um site.

Como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?

Assim como todos os outros serviços do Google, você precisa ter uma conta no Google, use a mesma conta que usa no seu celular Android, Gmail, Youtube ou Google Drive.

Acesse o Link: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/get-started.html

Primeiramente você faz um cadastro básico, nome da empresa, logotipo, telefones, endereços, serviços ou produtos.  Ao se cadastrar no Google Meu Negócio você escolhe se o seu endereço será visível ou não (melhor deixar visível, pois isso melhora sua posição), caso opte por não deixar visível você precisa especificar apenas sua cidade.

Agora você precisa provar que aquele endereço que você colocou é realmente seu, para isso o Google manda uma carta ao endereço com um código, somente após essa carta chegar e você passa colocar esse código no seu cadastro é que o Google vai mostrar sua empresa nos resultados de busca, antes disso você fica somente com o Status de “não verificado”.

Como Melhorar meu Anúncio no Google Meu Negócio?

Pronto! Você já está no Google Meu Negócio, mas caso você queira obter bons resultados, é importante você alimentar bem o seu cadastro com informações relevantes como produtos e serviços, fotos da sua equipe, fotos do seu estabelecimento por fora e por dentro entre outros.Lembre-se, quanto mais informações você tiver mais relevante tornara-se será o seu anúncio.

Outro fator determinante para que você consiga realmente aparecer na primeira página do Google é o número de classificações e as notas dessas classificações.

É interessante que você peça para cada para cada cliente, que você tenha certeza que está satisfeito, para que ele avalie sua empresa no Google Meu Negócio pois o Google dá preferência para empresas com boa reputação e ele avalia a sua reputação com base na quantidade de classificações e com base nas notas que seus clientes avaliaram sua empresa.
Exemplo, uma empresa com 10 avaliações e média 4  tem uma relevância muito maior do que uma empresa que tenha somente 1 avaliação com nota 5.

Outro fator que é determinante, mas não é obrigatório, é um site. Se você tiver um site você deve linkar o seu site com o cadastro do Google Meu Negócio, apesar de não ser determinante, ter um site bem otimizado e com bom conteúdo faz grande diferença nos resultados da busca.

Você também pode cadastrar “Etiquetas” com base nos seus nos seus serviços ou produtos, dessa forma você ajudará tanto Google como ser usuário a encontrar sua Empresa de forma mais fácil.

A importância do Google Meu Negócio? Qual é a real vantagem?

Cada vez mais o Google retorna os resultados de suas buscas com base na Geolocalização. A grande vantagem é que você pode aparecer na primeira página do Google de forma gratuita, fácil e para pessoas que estão próximas a sua empresa.

Se você estiver no próximo ao seu cliente é provável que o Google mostre você ao invés de mostrar o seu concorrente de grande porte, por isso essa tem sido uma das maneiras que muitas empresas têm conseguido conquistar clientes localmente.

Mas note que o Google só mostra empresas do Google Meu Negócio nos resultados de pesquisa quando ele entende que aquela é uma pesquisa local. Como assim? Por exemplo, se eu estou procurando celulares o Google já sabe que as pessoas hoje em dia, na sua grande maioria, compram celulares pela internet em lojas e-commerce, ou seja, o local onde está a loja não é muito relevante. Mas, voltando ao exemplo do chaveiro, ele sabe o que ele sabe que quem procura um chaveiro, procura um negócio local.

Então para que você tenha bons resultado no Google Meu Negócio é importante que o seu negócio seja um negócio local também.

Nós da Agência Nova Ação também podemos fazer esse cadastro para sua Empresa, caso tenha interesse, por favor, consulte-nos.