Calendário editorial: saiba o que é, para que serve e como fazer neste tutorial completo!

por | nov 17, 2022 | Blog, Ferramentas, Mail Marketing, Redes Sociais, Sites | 0 Comentários

O calendário editorial é uma importante ferramenta que você precisa implementar na estratégia do seu negócio.

Tendo ele você consegue definir de maneira mais assertiva o que deve ser feito no campo de marketing da sua empresa.

Por isso, neste artigo vamos te ajudar como utilizar esta poderosa aliada para atrair cada vez mais leads, clientes e vendas dentre os tópicos abaixo:

  • O que é calendário editorial?
  • Para que serve o calendário editorial?
  • Como fazer o calendário editorial?

Leia até o final e descubra como que o calendário editorial pode resolver diversos gargalos que barram seu planejamento de marketing no seu negócio.

O que é o calendário editorial?

É o documento que você monta as produções de conteúdo da sua empresa, você pode direcionar este calendário da melhor maneira que você desejar.

Pode ser focado em artigos de blog, posts para redes sociais, sequências de e-mail marketing de acordo com datas pré-estabelecidas para envio.

Para que serve o calendário editorial?

Com um calendário editorial em mãos, você melhor organiza o plano de marketing da sua empresa.

Os benefícios são inúmeros na sua estratégia, pode incluir palavras-chaves que trarão leads interessados ao tema que está abordando e que se alinha à atividade-fim do seu produto ou serviço.

Aumenta seu engajamento, fideliza clientes e atrai diversos possíveis novos compradores que ficam interessados no que você está falando.

Além de implementar o direcionamento de link building como traçar a persona certa para cada etapa do funil.

Como fazer o calendário editorial?

Parece difícil mais não é, requer planejamento, objetivo e olhar alguns pontos de atenção importantes como estes logo abaixo:

Seja recorrente

Para começo de conversa, não existe mágica e sim teste!

Você precisa de recorrência na produção do seu conteúdo, pense em estabelecer uma linha de comunicação que identifique seus clientes com sua marca.

De acordo com o nicho de mercado que você atua, uma boa dica é realizar postagens semanais sobre temas que engajem e chamem a atenção do seu público.

À medida que as pessoas passam a falar do seu negócio é hora de ir para o próximo passo e aumentar a frequência de suas postagens, claro sempre baseado em métricas e testes.

Tenha em mãos uma boa ferramenta

Uma das ferramentas mais “queridinhas” dos produtores de conteúdo sem sombra de dúvida é o Google planilhas.

Pois além de ter um visual intuitivo e prático de usar, você pode começar a produzir seus materiais sem gastar nada de início.

À medida que você for utilizando e atingir o limite de gratuidade de 15Gb você tem a opção de comprar para aumentar o armazenamento.

Outras boas opções premium que existem no mercado são:

Trello;

Hubspot;

Asana.

Escolha as melhores datas de publicação do seu calendário editorial

Novamente execute testes!

As principais redes sociais possuem em suas plataformas dados referentes aos dias e horários que o seu público está mais ativo.

Pesquise e mescle as suas informações com os dados das empresas para estabelecer uma frequência de envios assertiva que aumente o engajamento da sua audiência.

Prepare seus temas que serão abordados

Pesquise em fóruns e grupos da internet, buscadores de palavras-chave e ferramentas de SEO quais os assuntos que mais a sua audiência gosta de ler e interagir.

Esse já é um bom caminho baseado em fatos para você montar seu calendário editorial com a certeza que está começando a fazer da maneira correta.

Faça um processo de benchmarking e analise o que seus concorrentes estão fazendo por aí, sempre se inspirando e não copiando, respeite os direitos autorais vigentes na legislação.

Direcione os conteúdos de acordo com o estágio do seu funil

Use o funil de vendas a seu favor!

Faça seus conteúdos baseado no nível de conhecimento da sua audiência sobre o produto ou serviço que você vende.

Se por exemplo, elas ainda não saberem o problema que tem, é aconselhável você fazer postagens baseadas na dor do seu cliente e o conscientizar até descobrir que a solução está em adquirir o que sua marca pretende vender.

Precisando de ajuda para montar o calendário editorial da sua empresa para vender mais de forma efetiva na internet?

Você pode contar com a Nova Ação, a sua agência de marketing digital do grande ABC.

Temos uma excelente equipe pronta para te ajudar a elevar o alcance da sua marca para chegar aonde você sempre sonhou.

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