A princípio talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o termo, mas se você gosta de histórias com certeza a jornada do herói serviu de base para algumas de suas mais favoritas.
Muitas produções culturais bebem desta fonte; músicas, filmes, livros e novelas, pelo menos algumas delas utilizaram desta famosa estrutura que gera conexões com o seu público.
Durante este artigo você vai descobrir mais sobre a jornada do herói:
- Como surgiu a jornada do herói?
- O que é a jornada do herói?
- Quais são os 12 passos da jornada do herói?
- Como aplicar a jornada do herói no marketing?
Leia até o final e saiba como esta poderosa técnica que conquista milhões de pessoas pode ajudar na estratégia de marketing da sua empresa.
Como surgiu a jornada do herói?
Foi criada em meados de 1949 por Joseph Campbell um antropólogo norte americano fascinado por lendas dos povos ameríndios que frequentemente eram contadas por seu pai.
Desde então, a jornada do herói se tornou a estrutura de storytelling mais utilizada em obras de narrativa em geral na história recente da humanidade!
O que é a jornada do herói?
Basicamente, a jornada do herói é um modelo de história que gira em torno da vida deste personagem central.
Primeiramente mostra a vida pacata do herói e logo após, grandes acontecimentos desafiam suas convicções, fazendo ele sair da sua zona de conforto em busca de novas experiências.
Quais são os 12 passos da jornada do herói?
Ao longo de vários anos de estudos e pesquisa, Campbell descobriu que diversas histórias, mitos, lendas e contos das mais variadas épocas e culturas possui similaridades.
Ele compilou a estrutura de cada uma e assim modelou a jornada do herói em 12 passos que você confere a seguir:
Mundo comum
O herói é apresentado ao público, nesse momento sua história de vida é contada, seus sonhos, medos, fortalezas e fraquezas são explicitadas para gerar identificação.
O Chamado à aventura
Após conhecermos o personagem, eventos internos e externos surgem para estremecer a vida do nosso herói.
Recusa ao chamado
Neste primeiro momento o nosso herói recusa sair da sua zona de conforto, mas ao longo do enredo ele percebe que precisa agir para evitar o pior.
Encontro com o mentor
Surge para aconselhar o nosso herói, mostra autoridade e impõe respeito, busca orientar qual o melhor caminho nosso protagonista deve seguir para ser bem sucedido em sua jornada.
Cruzamento do limiar
Fim do primeiro ato. É o momento de transição onde nosso herói sai da sua vida monótona e parte para o mundo em busca de realizar a sua missão.
Provas, Aliados e Inimigos
Surgem encalços no seu caminho, armadilhas e emboscadas são feitas pelos seus primeiros inimigos, mas aliados e bons amigos aparecem para o ajudar a sair dessas enrascadas.
Aproximação da caverna profunda
O grande desafio está por vir, tensão e o estresse passam a tomar conta do enredo de nosso herói.
A Provação
Seu inimigo mais poderoso é revelado, haverá um confronto direto que quase custará a vida do protagonista.
A Recompensa
Vencido o desafio, o herói é recompensado com os frutos do trabalho árduo que teve pelo caminho.
O Caminho de volta
É hora de retornar para o seu lar, neste momento ele compartilha experiências e compreende as lições que precisou passar para ser alguém melhor.
A Ressurreição
Quando tudo parecia ter um desfecho final, o poderoso inimigo retorna com sede de vingança para o último e derradeiro embate.
Retorno com elixir
Nosso herói sai definitivamente vitorioso, é admirado e respeitado por seus próximos ao retornar ao bom e velho lar, experiente e com uma bagagem repleta de grandes momentos vivenciados.
Como aplicar a jornada do herói no marketing?
Instintivamente nós humanos somos mais atraídos por histórias que geram conexão e proximidade com a nossa realidade, isto é fato.
Você deve utilizar esta condição psicológica a favor do seu negócio, utilize no marketing de conteúdo do seu produto e serviço histórias que conectam com a vivência do seu cliente.
Vale a dica de ouro! Na jornada do herói seu cliente deve ser o protagonista, seu produto ou serviço deve ser o mentor para orientá-lo a resolver o grande problema se tornando parte da solução dele.
Certamente a sua campanha de marketing terá uma menor rejeição e os seus potenciais clientes terão um sentimento de proximidade com a voz que a sua marca quer empregar na sua comunicação.
E se você pensa em utilizar esta poderosa técnica de storytelling no seu negócio, nós podemos te ajudar!
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