Muito se fala no marketing sobre como acertar sua comunicação com seu público alvo, mas são poucos os que se lembram da importância dos 12 arquétipos de marca.
Tendo em mãos sua estrutura comunicacional se alinha ao que seus clientes buscam em sua marca e as chances de conversão aumentam consideravelmente.
Durante esta leitura você vai descobrir:
Leia até o final e tire suas dúvidas de uma vez por todas sobre como os 12 arquétipos de marca podem ser fundamentais na comunicação do seu negócio.
O primeiro a falar sobre os arquétipos de marca foi Carl Jung que relacionava essa teoria ao inconsciente coletivo das massas.
O objetivo central deste conceito é representar a motivação do dia a dia das pessoas, baseando-se em cima dos valores morais e éticos que cada indivíduo tem no mundo.
Estudos mais aprofundados foram realizados no campo do neuromarketing até a chegada do conceito dos 12 arquétipos de marca que são aplicados atualmente no marketing.
Os 12 arquétipos de marca são o conjunto de características que definem os traços de personalidade que as empresas conduzirão suas ações em prol de haver uma maior conexão e comunicação assertiva com seu respectivo público alvo.
Os arquétipos de marca podem ser aplicados tanto na Brand quanto na Buyer persona do seu negócio.
Entenda como funciona em cada uma delas!
Primeiramente é necessário construir um tom de voz coerente e consistente de acordo com as narrativas utilizadas ao longo do tempo.
É aí que entra a implementação dos 12 arquétipos de marca na Brand Persona realizando a projeção de identidade da empresa, alinhando comunicação, imagem e reputação numa mesma estrutura.
Graças aos arquétipos a empresa consegue se posicionar de maneira mais diferenciada que a concorrência demonstrando valor, originalidade e credibilidade diante sua audiência.
Depois de construída a personalidade da empresa é chegada a hora de criar um personagem semi fictício do cliente real do seu negócio.
Com os 12 arquétipos de marca em mãos a empresa pode montar com profundidade as dores e motivações que o seu público demonstra para você atender as necessidades e expectativas que elas esperam que o seu produto ou serviço é capaz de realizar.
Neste tópico você conhecerá cada uma dos arquétipos de marca existentes e as suas particularidades que os definem uma da outra:
Otimismo, pureza e felicidade são as principais características deste arquétipo.
Deseja simplificar as coisas de forma transparente e autêntica sempre trazendo mensagens positivas e nostálgicas do cenário cotidiano.
Com características mais pragmáticas e sistemáticas ele tem como principais pilares:
A busca por conhecimento e a recomendação de pesquisas são parte natural das marcas que compõem este arquétipo.
Explorar o desconhecido e viver novas experiências são os principais lemas que as marcas deste arquétipo mais pregam.
Autêntico, busca fugir da rotina e está sempre disposto a descobrir um novo mundo de possibilidades.
São os verdadeiros agentes de mudanças.
Buscam quebrar paradigmas, sair do “sistema” e trazer temas conflituosos para o centro do debate.
Marcas com este tipo de arquétipo são inquietas e buscam revolucionar o seu segmento de atuação.
Ser livre e inovar sem deixar de ser misterioso.
É um arquétipo onde marcas buscam empoderar seu público para realizar mudanças ao meio onde vivem.
Coragem, garra e esforço são os adjetivos que marcam este arquétipo.
Marcas que buscam superar seus limites, são resilientes mesmo nos momentos mais difíceis e encorajam seu público a continuar a seguir em frente são adeptos a essa personalidade.
Honestidade, paixão e confiança são exemplos marcantes de quem segue este arquétipo.
A busca por uma conexão mais profunda com seu público sem se importar com preços ou status é o seu principal farol.
Á primeira vista é ousado e espontâneo, não tem medo de ser feliz, faz piada com todo mundo e até consigo mesmo.
Busca levar a vida de maneira mais leve e desprendida de obrigações, seu foco é entreter e tirar um sorriso do rosto de quem o acompanha, este é o lema das marcas que adotam este arquétipo.
São marcas mais humanizadas, humildes e que buscam uma comunicação mais informal com seu público.
Os adeptos deste arquétipo pregam a filosofia da simplicidade.
Altruísmo, generosidade e parcerias de longo prazo.
Estas são algumas das características que definem as marcas cuidadoras, que buscam andar de mãos dadas com seu público em compreensão com seus ideais de vida.
Autoridade, respeito e liderança.
Portanto quem ocupa esta posição nos 12 arquétipos de marca é quem já está no topo do seu segmento de atuação.
É referência no que faz, não se preocupa com concorrência, é único e sua imposição no mercado eleva o status do público que o acompanha.
Empatia, criatividade e coletividade.
É um arquétipo que busca trazer ideias novas que solucionem a vida de todos sem distinção.
Com a participação ativa dos seus consumidores, marcas que compõem este arquétipo são altamente produtivas e artísticas.
Por fim você descobriu qual desses 12 arquétipos de marca é a cara do seu negócio?
A agência Nova Ação pode te ajudar a identificar a comunicação ideal que a sua empresa precisa para se alinhar ao mercado e aos seus clientes.
Somos uma agência de marketing digital no ABC que busca alinhar as melhores ações de marketing e vendas para seu negócio.
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