Hoje, numa época em que qualquer pergunta pode ser respondida pelo google na palma de nossas mãos, é essencial ter presença nesta plataforma para obter sucesso comercial, mas não existe apenas uma maneira de aparecer no Google, então qual se deve utilizar?
Exitem 3 formas de você aparecer nas buscas do Google. Ads, SEO e GMN. Entenda!
Quando você faz uma pesquisa no Google, especialmente uma pesquisa relacionada a comércios e empresas, os resultados podem ser divididos em três grupos:
Primeiro sites e páginas com [anuncio] escrito na frente, esses são Google Ads, sites e páginas que pagaram para o Google para aparecer primeiro;
Depois provavelmente aparecerá um mapa com os comércios/localizações perto de você relacionados à sua busca, incluindo avaliações de cada uma das empresas; este é o Google Meu Negócio.
Finalmente vem o Google orgânico, onde aparecem todos os sites que o Google considera relevante à sua pesquisa, a ordem em que os resultados no Google orgânico aparecem é definida pelo SEO (Search Engine Optimization/Otimização de Mecanismo de Pesquisa) de cada um, os sites com melhor SEO (maior relevância) aparecem primeiro.
É comum achar que usar o Google Ads é um jeito fácil e rápido de atrair pessoas para seu site sem muito trabalho, mas é preciso ter algumas coisas em mente: Se você acha que basta fazer um site ruim e pagar pro Google mostrar ele para as pessoas você está se enganando. Além de não adiantar muita coisa pagar pra destacar um site ruim também existe o fato que o Google cobra mais caro para promover sites de baixa qualidade, já que promover tais sites prejudica a imagem do Google.
Os resultados também podem ser muito menores do que o esperado, já que os usuários sabem que os sites anunciados estão ali porque pagaram, e não necessariamente porque são de qualidade, eles geralmente dão preferência a resultados do Google orgânico.
O Google Meu Negócio é uma plataforma baseada principalmente na Localização, que tem como objetivo mostrar aos usuários um guia completa de todos os locais relevantes (principalmente negócios e empresas locais) na região, contendo muitas informações sobre os locais que alguém pode precisar, incluindo avaliações de outros usuários, fotos do local, postagens, promoções e muito mais.
Se você tem qualquer tipo de negócio onde clientes precisam te visitar presencialmente uma página no Google Meu Negócio é indispensável.
Ficar bem posicionado no Google Orgânico é, sem dúvida, o mais complexo, porém é sem dúvida o mais significativo para estabelecer uma presença online, é algo com que todo site e página tem que lidar, caso queira bons resultados orgânicos.
O Google usa algoritmos para avaliar seus conteúdos e definir a qualidade e relevância deles, logo, resumidamente, SEO é um conjunto de técnicas usadas para criar conteúdo online de forma que ele seja bem avaliado pelo Google e seja mostrado perto do topo de resultados de pesquisa.
Concluir nosso passeio pelo universo do Google Ads, Google Meu Negócio e SEO é entender que, embora distintos, esses três recursos são essenciais para qualquer negócio que deseja marcar presença e se destacar no mundo digital. Cada um oferece vantagens únicas e atende a necessidades específicas dentro de uma estratégia de marketing online eficaz.
Google Ads | São anúncios pagos no Google. Esses anúncios aparecem na busca do Google como “Patrocinados”. Funciona como Leilão. | Tem custo, porém com retonno rápido. |
Google Meu Negocio | Adicionar o Google Meu Negocio a seu portfólio não custa nada e traz grandes benefícios a quase todas as empresas | Não tem custo Com o Google e seu retorno é de médio prazo. |
Google Orgânico | É quando você aparece no Google por merecimento, se pagar ao Google. Existem poucoa especialistas no Mercado, tem um valor mais alto, porém o retorno é Excelente. | Não tem custo com o Google e seu retono é de longo prazo. |
É importe ressaltar que essas ferramentas não são concorrentes e sim complementares. Aqui na agência, os melhores resultados que temos são das empesas que combinam essas estratégias e atraem o maior número de clientes possível para seus sites.
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