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O que é slow content e como usar essa estratégia no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem se ajustando ao longo do tempo, e o slow content propõe uma identificação mais orgânica no que é oferecido ao público em geral. 

A proposta do slow content é que todo o conteúdo seja elaborado com mais requinte, com uma personalização de quem produz o material, ou seja, com uma proposta mais orgânica e pessoal.

Em um primeiro momento, pode ir contra os princípios do marketing de conteúdo, com tantos clickbaits nos feeds de notícias, SERPs (Search Engine Result Page), as páginas de resultado do motor de busca, e nas caixas de entrada do e-mail.

Da mesma forma que o marketing de conteúdo se ajusta, o Google se move na mesma direção, classificando o conteúdo de qualidade mais alta. 

Dessa maneira, os criadores de conteúdo, assim como os nativos digitais, possuem responsabilidades quanto ao comprometimento com a qualidade acima de tudo. E isso o slow content pretende proporcionar. 

Logo, todos que trabalham com marketing digital, e a produção de conteúdo, em particular, se encontram frente a uma realidade em que, ou é preciso continuar na corrida pelo conteúdo, ou simplesmente desacelerar. 

Como encarar o slow content como estratégia?

Com base sobre vários tipos de conteúdo, só que processados lentamente, o slow content tem uma proposta minimalista.

Esse é um conceito que ganha cada vez mais espaço, principalmente devido ao fato de haver muita informação para se processar diariamente. 

Em segundo lugar, há o fato de que internautas, em todo o mundo, estão dando muita importância à qualidade do conteúdo nos sites e nas páginas que navegam cotidianamente. 

Em se tratando de um projeto editorial que exige a produção de quantidade vultosa de conteúdo, o slow content propõe oferecer algo eficiente, que ajude a obter resultados satisfatórios. 

A princípio, o slow content foi criado para neutralizar o snacking content, que favorece a produção de um conteúdo editorial mais curto. 

Dessa forma, o slow content pode ser encarado como uma estratégia que foca na pertinência e qualidade dos textos, privilegiando informações que possam ser assimiladas lentamente, ao contrário de pequenos textos em grande quantidade. 

O slow content, enfim, torna o conteúdo mais fácil para se processar. 

Por que optar pelo slow content como estratégia? 

O que as empresas buscam é se sentirem notadas pelo público em geral, e o slow content permite que qualquer organização, dentro da estratégia de marketing de conteúdo, possa entregar material relevante na internet.

Com isso, as empresas podem se beneficiar de uma notoriedade nunca percebida antes e, assim, atrair mais usuários, ou leads, os clientes em potencial, e continuar a manter os antigos seguidores.

Equilíbrio entre slow content e fast content

Para atingir um equilíbrio dentro de uma estratégia de marketing digital, é preciso que uma equipe responsável seja capaz de produzir slow content e fast content, ou seja, o conteúdo lento e o conteúdo rápido.

Ao longo do tempo, os benefícios se apresentam a partir da construção de um público confiável, a fim de estabelecer algum nível de autoridade de domínio do motor de busca sobre tópicos, podendo aproveitar ondas de notícias que ocorrem ao redor. 

Uma empresa pode patrocinar uma feira corporativa, por exemplo, e a equipe de marketing digital pode criar fast content que pode dominar a rede social, por meio de:

  • Hashtags;
  • Imagens;
  • Marcações;
  • Postagens.

Essa estratégia tem potencial para agregar valor e, ao mesmo tempo, destacar o slow content para quem não pode comparecer ao evento, para ser apreciado em um outro momento. 

Vale lembrar que o slow content pode ser aplicado em postagens de blog perenes que são escritos há muito tempo, e deve ser uma constante dentro da estratégia de marketing digital e de conteúdo de uma empresa. 

Adoção de slow content no conteúdo perene

O conteúdo evergreen, ou perene, recebe o slow content e evita que uma peça possa se tornar irrelevante em um curto espaço de tempo, como data de publicação ou informações sensíveis a longo prazo. 

Sob uma ótica como liderança de pensamento, ou seja, sobre autoridade de domínio, uma empresa garante a própria longevidade, proporcionando aos leitores uma experiência tangível.

Além disso, otimizar o conteúdo para as perguntas que um leitor está fazendo, junto a tópicos de interesse e que alguém possa estar procurando, tornar o slow content mais interessante, quando devidamente aplicado. 

Conclusão

Por fim, de maneira ideal, o profissional responsável pelo marketing de conteúdo pode recorrer a estratégias de slow content, fast content e evergreen, tudo para proporcionar uma combinação equilibrada que gere cliques e conversões. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.


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