A Brand Persona é uma estratégia de marketing baseada em criar uma personificação da sua empresa com personalidade, valores e ideologias que sejam compatíveis com as do seu público alvo.
A Brand Persona pode e normalmente é usada em conjunto com um mascote mas é algo distinto, a identidade e características da brand persona não precisam ser reveladas ao público, apenas ser mantidas em mente internamente na empresa para o desenvolvimento de produtos, campanhas, anúncios, etc. Como um guia de conteúdo que faz se perguntar “nossa persona diria/faria isso?” e por consequência “nosso público alvo aprova essas afirmações/ações?”.
Já um mascote não precisa necessariamente ter uma voz ou se quer uma personalidade, nesses casos as ideologias de tais personagens não são uma preocupação.
Sua persona pode ser vaga e abstrata
A principal função de se ter uma Brand persona é transformar sua marca em um personagem que engaje possíveis clientes de uma forma pessoal e orgânica. Mas como qualquer escritor pode te dizer, criar um personagem convincente não é fácil, se não agir de forma consistente um personagem não parece uma pessoa mas apenas um conjunto de falas escritas por pessoas diferentes.
Por isso, até gigantes do entretenimento têm regras escritas de como seus personagens devem agir e falar, não importa o escritor.
Na era da internet, quando uma infinidade de informação está disponível na ponta de nossos dedos, a prática de “consumo consciente” se torna cada vez mais comum.
Nessa prática, os consumidores procuram muito mais informação sobre uma empresa antes de comprar seus produtos ou serviços para checar se as ações/afirmações da empresa se alinham com o que eles consideram ético.
Com isso em mente ferramentas como a Brand persona que te possibilitam manter controle do que pode ou não ser dito em seus canais de comunicação.
Existem vários tipos de Brand Persona, que podem ser adaptados de acordo com o público-alvo, os valores da empresa e os objetivos de marketing. Aqui estão alguns exemplos:
Lembre-se de escolher uma persona autêntica, coerente com os valores da empresa e atraente para o público-alvo.
Esses são apenas alguns exemplos de Brand Persona que podem ser adaptados de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa. O importante é escolher uma persona que seja autêntica, coerente com os valores da empresa e atraente para o público-alvo.
Antes de criar uma persona, é essencial conhecer o público-alvo da empresa. Realize pesquisas de mercado, analise dados de comportamento do consumidor e identifique os interesses e valores que são importantes para o público-alvo.
Com base nas informações coletadas sobre o público-alvo, defina a personalidade da persona. Ela pode ser engraçada, séria, autêntica, criativa, entre outras. Lembre-se de que a persona deve ser autêntica e coerente com os valores da empresa.
Dê um nome e uma história à persona para que ela pareça uma pessoa real. A história deve incluir informações sobre a idade, interesses, formação e até mesmo objetivos pessoais.
Além do nome e história, defina as características visuais da persona. Isso pode incluir cores, roupas, acessórios e outros elementos que a tornem reconhecível.
Desenvolva um guia de estilo que defina como a persona deve se comunicar e se comportar. Isso inclui a escolha das palavras, tom de voz, comportamentos e valores que ela deve transmitir.
Depois de criar a persona, use-a em toda a comunicação da empresa, desde campanhas publicitárias até o atendimento ao cliente. Isso ajudará a transmitir a personalidade da empresa de forma consistente e eficaz.
Lembre-se de que a criação de uma Brand Persona é um processo contínuo e pode ser adaptada ao longo do tempo. Monitore a resposta do público e faça ajustes conforme necessário para garantir que a persona continue sendo relevante e eficaz.
Para a construção de uma Brand persona e qualquer outro aspecto da presença online da sua empresa você pode contar com a Nova Ação, somos experts em marketing digital!
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