Blog de Marketing Digital

Qual a diferença entre Google ads, Google Meu Negócio e SEO

Qual a diferença entre Google Ads, Google Meu Negócio e Google Orgânico (SEO)?

Hoje, numa época em que qualquer pergunta pode ser respondida pelo google na palma de nossas mãos, é essencial ter presença nesta plataforma para obter sucesso comercial, mas não existe apenas uma maneira de aparecer no Google, então qual se deve utilizar?

Exitem 3 formas de você aparecer nas buscas do Google. Ads, SEO e GMN. Entenda!

    Quando você faz uma pesquisa no Google, especialmente uma pesquisa relacionada a comércios e empresas, os resultados podem ser divididos em três grupos: 

Primeiro sites e páginas com [anuncio] escrito na frente, esses são Google Ads, sites e páginas que pagaram para o Google para aparecer primeiro; 

Depois provavelmente aparecerá um mapa com os comércios/localizações perto de você relacionados à sua busca, incluindo avaliações de cada uma das empresas; este é o Google Meu Negócio

Finalmente vem o Google orgânico, onde aparecem todos os sites que o Google considera relevante à sua pesquisa, a ordem em que os resultados no Google orgânico aparecem é definida pelo SEO (Search Engine Optimization/Otimização de Mecanismo de Pesquisa) de cada um, os sites com melhor SEO (maior relevância) aparecem primeiro.

Google Ads

É comum achar que usar o Google Ads é um jeito fácil e rápido de atrair pessoas para seu site sem muito trabalho, mas é preciso ter algumas coisas em mente: Se você acha que basta fazer um site ruim e pagar pro Google mostrar ele para as pessoas você está se enganando. Além de não adiantar muita coisa pagar pra destacar um site ruim também existe o fato que o Google cobra mais caro para promover sites de baixa qualidade, já que promover tais sites prejudica a imagem do Google. 

Os resultados também podem ser muito menores do que o esperado, já que os usuários sabem que os sites anunciados estão ali porque pagaram, e não necessariamente porque são de qualidade, eles geralmente dão preferência a resultados do Google orgânico.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma baseada principalmente na Localização, que tem como objetivo mostrar aos usuários um guia completa de todos os locais relevantes (principalmente negócios e empresas locais) na região, contendo muitas informações sobre os locais que alguém pode precisar, incluindo avaliações de outros usuários, fotos do local, postagens, promoções e muito mais. 

Se você tem qualquer tipo de negócio onde clientes precisam te visitar presencialmente uma página no Google Meu Negócio é indispensável.

Google Orgânico/SEO

Ficar bem posicionado no Google Orgânico é, sem dúvida, o mais complexo, porém é sem dúvida o mais significativo para estabelecer uma presença online, é algo com que todo site e página tem que lidar, caso queira bons resultados orgânicos.

O Google usa algoritmos para avaliar seus conteúdos e definir a qualidade e relevância deles, logo, resumidamente, SEO é um conjunto de técnicas usadas para criar conteúdo online de forma que ele seja bem avaliado pelo Google e seja mostrado perto do topo de resultados de pesquisa.

Conclusão

Concluir nosso passeio pelo universo do Google Ads, Google Meu Negócio e SEO é entender que, embora distintos, esses três recursos são essenciais para qualquer negócio que deseja marcar presença e se destacar no mundo digital. Cada um oferece vantagens únicas e atende a necessidades específicas dentro de uma estratégia de marketing online eficaz.

Google AdsSão anúncios pagos no Google. Esses anúncios aparecem na busca do Google como “Patrocinados”. Funciona como Leilão.Tem custo, porém com retonno rápido.
Google Meu NegocioAdicionar o Google Meu Negocio a seu portfólio não custa nada e traz grandes benefícios a quase todas as empresasNão tem custo Com o Google e seu retorno é de médio prazo.
Google OrgânicoÉ quando você aparece no Google por merecimento, se pagar ao Google. Existem poucoa especialistas no Mercado, tem um valor mais alto, porém o retorno é Excelente.Não tem custo com o Google e seu retono é de longo prazo.
Tabela de Diferenças entre Google Ads, Google Orgânico e Google Meu Negócio

É importe ressaltar que essas ferramentas não são concorrentes e sim complementares. Aqui na agência, os melhores resultados que temos são das empesas que combinam essas estratégias e atraem o maior número de clientes possível para seus sites.

Rodrigo

Recent Posts

Marketing para clínica veterinária: 7 dicas essenciais para atrair novos clientes online

Você quer que mais donos de bichinhos conheçam sua clínica e confiem nos seus cuidados?…

1 semana ago

Landing Page “LP” profissional para vendas de serviços e produtos

Se você tem uma ideia e precisa de só uma página para vender ou divulgar,…

3 semanas ago

Sites para analisar o SEO e criar estratégias de melhorias para o site

Se você quer analisar o site para melhorar o SEO, corrigir problemas e ter ideias…

3 semanas ago

Marketing digital para dentista: Atraia mais pacientes e faça seu consultório crescer

Você quer que mais pessoas conheçam o seu consultório e marquem consultas? Quer que sua…

3 semanas ago

Encontrar links quebrados no site com Plugins e Site de análise

Identificar e corrigir esses links quebrados “broken link” não precisa ser uma tarefa manual, com…

4 semanas ago

O que é “Webinar” no Marketing Digital

No universo dinâmico do marketing digital, o "webinar" emerge como uma ferramenta poderosa e versátil.…

2 meses ago